data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: AVTSM (Divulgação)
Rede foi criada para que familiares de outras cidades recebam apoio logístico e pessoal nos dias do júri
style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">
Uma reunião, na última quinta-feira, tratou de dar continuidade aos esforços da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia da Santa Maria (AVTSM) para a recém-criada campanha por meio de uma vaquinha virtual. O objetivo é custear despesas de acomodação, transporte e suporte básico a outras famílias que devem acompanhar o julgamento de Luciano Augusto Bonilha Leão, em 16 de março. Até o momento, ele é o único réu que terá júri em Santa Maria.
Na última quarta-feira, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) deferiu os pedidos de desaforamento das defesas de Marcelo de Jesus dos Santos e de Mauro Londero Hoffmann e, com isso, três dos quatro réus deverão ir a julgamento em Porto Alegre - em dezembro de 2019, o TJ já havia concedido o desaforamento a Elissandro Callegaro Spohr.
A um mês do julgamento da Kiss, o que pesa contra o primeiro réu
Com apoio de alguns profissionais do curso de Enfermagem e do departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o encontro contou com 27 pessoas, foram pensadas ações como mapeamento daqueles que têm intenção de estarem presentes no julgamento; criação de uma tenda de cuidado em rede próximo ao local do julgamento com oferta de apoio de profissionais de saúde vinculados à UFSM, Universidade Franciscana (UFN), Secretaria de Saúde e Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A partir de agora, quem estiver em outra cidade pode enviar e-mail, se cadastrar e receber acompanhamento da AVTSM.
Lançada em 29 de janeiro, a vaquinha tinha arrecadado, até as 18h de ontem, R$ 1.920 doados por 20 apoiadores. A meta é arrecadar R$ 30 mil. Quem quiser ajudar pode acessar o site da vaquinha. Não há valor mínimo para a doação.
Familiares que desejam assistir o julgamento
- E-mail _ saudecoletiva@ufsm.br , com o título 'familiar'
- Informações - (55)3220-8356, com Bruno Flores
- Para ajudar: site da vaquinha